terça-feira, 24 de novembro de 2009

O Nome da Rosa

O filme abaixo é um resumo da produção baseada no livro homônimo de Umberto Eco; "O Nome da Rosa" onde um frade franciscano muito parecido com Sherlock Holmes, que se vê em mosteiro cercado por mortes misteriosas; segredos; verdades absolutas; onde o riso é proibido e a razão ficou enlouquecida!!
"Vamos exercitar nosso cérebro" e desvendar este enigma!!

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

DEDUÇÃO x INDUÇÃO

Raciocínio DEDUTIVO

Método proposto pelos racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz que pressupõe que só a razão é capaz de levar ao co-nhecimento verdadeiro. O raciocínio dedutivo tem o objetivo de explicar o conteúdo das premissas. Por intermédio de uma cadeia de raciocínio em ordem descendente, de análise do ge-26

ral para o particular, chega a uma conclusão. Usa o silogismo, construção lógica para, a partir de duas premissas, retirar uma terceira logicamente decorrente das duas primeiras, de-nominada de conclusão (GIL, 1999; LAKATOS; MARCONI, 1993). Veja um clássico exemplo de raciocínio dedutivo:

Exemplo:

Todo homem é mortal............................................(premissa maior)

Pedro é homem......................................................(premissa menor)

Logo, Pedro é mortal..............................................(conclusão)

Raciocínio INDUTIVO

Método proposto pelos empiristas Bacon, Hobbes, Locke e Hu-me. Considera que o conhecimento é fundamentado na experi-ência, não levando em conta princípios preestabelecidos. No raciocínio indutivo a generalização deriva de observações de casos da realidade concreta. As constatações particulares le-vam à elaboração de generalizações (GIL, 1999; LAKATOS; MARCONI, 1993). Veja um clássico exemplo de raciocínio indu-tivo:

Exemplo:

Antônio é mortal.

João é mortal.

Paulo é mortal.

...

Carlos é mortal.

Ora, Antônio, João, Paulo... e Carlos são homens.

Logo, (todos) os homens são mortais.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Entrevista com: Mário Sérgio Cortella

O vídeo abaixo é primeira parte de duas de uma entrevista com o Filósofo e Professor de Filosofia Mario Sérgio Cortella no programa do Jô Soares; o segundo vídeo você pode assistir direto no youtube, através do link: http://www.youtube.com/watch?v=_D6KSnYtMFY

Depoimento sobre o Blog

Olá pessoal, este blog surgiu como possibilidade de interagir com os alunos e facilitar e orientar sobre alguma leitura, algum site e ou vídeo. Não são todos os alunos que fazem uso deste recurso, mas é muito legal e prazerozo quanto ele é util, quando um aluno diz: "tenho todos os textos que estão no blog em meu caderno, eu sempre imprimo e leio em casa"; ou ainda quando perguntam "isto está no blog", referindo-se à algum texto e ou vídeo trabalhado em sala de aula.
Inclusive utilizei este blog para realização de um trabalho acadêmico, uma pesquisa com os alunos (Pesquisa estudantil), foi muito eficiente.
Bom, o blog é uma ferramenta que não se mostra como única e ou última, mas não deve de forma alguma ser ignorada. Espero no próximo ano construir um blog junto com os alunos, utilizando o laboratório de computação da escola, acredito que será um desafio, mas que aprenderemos muito juntos.

Vitor Paulo Gabriel

OBS: este depoimento é parte de uma atividade realizada para o "Curso de Capacitação Docente (Estadual / UNIS-MG), através do SABE. Maiores informações sobre o SABE, acesse o link abaixo:
http://www.sabe.br/