terça-feira, 24 de novembro de 2009
O Nome da Rosa
"Vamos exercitar nosso cérebro" e desvendar este enigma!!
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
DEDUÇÃO x INDUÇÃO
Raciocínio DEDUTIVO
Método proposto pelos racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz que pressupõe que só a razão é capaz de levar ao co-nhecimento verdadeiro. O raciocínio dedutivo tem o objetivo de explicar o conteúdo das premissas. Por intermédio de uma cadeia de raciocínio em ordem descendente, de análise do ge-26
ral para o particular, chega a uma conclusão. Usa o silogismo, construção lógica para, a partir de duas premissas, retirar uma terceira logicamente decorrente das duas primeiras, de-nominada de conclusão (GIL, 1999; LAKATOS; MARCONI, 1993). Veja um clássico exemplo de raciocínio dedutivo:
Exemplo:
Todo homem é mortal............................................(premissa maior)
Pedro é homem......................................................(premissa menor)
Logo, Pedro é mortal..............................................(conclusão)
Raciocínio INDUTIVO
Método proposto pelos empiristas Bacon, Hobbes, Locke e Hu-me. Considera que o conhecimento é fundamentado na experi-ência, não levando em conta princípios preestabelecidos. No raciocínio indutivo a generalização deriva de observações de casos da realidade concreta. As constatações particulares le-vam à elaboração de generalizações (GIL, 1999; LAKATOS; MARCONI, 1993). Veja um clássico exemplo de raciocínio indu-tivo:
Exemplo:
Antônio é mortal.
João é mortal.
Paulo é mortal.
...
Carlos é mortal.
Ora, Antônio, João, Paulo... e Carlos são homens.
Logo, (todos) os homens são mortais.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Entrevista com: Mário Sérgio Cortella
O vídeo abaixo é primeira parte de duas de uma entrevista com o Filósofo e Professor de Filosofia Mario Sérgio Cortella no programa do Jô Soares; o segundo vídeo você pode assistir direto no youtube, através do link: http://www.youtube.com/watch?v=_D6KSnYtMFY
Depoimento sobre o Blog
Inclusive utilizei este blog para realização de um trabalho acadêmico, uma pesquisa com os alunos (Pesquisa estudantil), foi muito eficiente.
Bom, o blog é uma ferramenta que não se mostra como única e ou última, mas não deve de forma alguma ser ignorada. Espero no próximo ano construir um blog junto com os alunos, utilizando o laboratório de computação da escola, acredito que será um desafio, mas que aprenderemos muito juntos.
OBS: este depoimento é parte de uma atividade realizada para o "Curso de Capacitação Docente (Estadual / UNIS-MG), através do SABE. Maiores informações sobre o SABE, acesse o link abaixo:
http://www.sabe.br/