sábado, 20 de fevereiro de 2010

À procura da felicidade

Aristóteles dizia que o mais alto bem é a felicidade. No entanto, ainda assim, o problema permanece, pois podemos perguntar... Em que consiste a felicidade?

"O bem do homem só poderá consistir na obra que lhe é peculiar, isto é, na obra que ele e só ele pode realizar, assim como, em geral, o bem de cada coisa consiste na obra que é peculiar a cada coisa. A obra do olho é ver, a obra do ouvido é ouvir, e assim por diante. E a obra do homem? a) Esta não pode ser o simples viver, dado que o viver é próprio de todos os seres vegetativos. b) E não pode ser também o sentir, dado que este é comum também aos animais. c) Resta, pois, que a obra peculiar do homem seja a razão e a atividade da alma segundo a razão. O verdadeiro bem do homem consiste nessa obra ou atividade de razão, e, mais precisamente, no perfeito desenvolvimento e atuação dessa atividade. Esta é, pois, a virtude do homem e aqui deve ser buscada a felicidade."
REALE, Giovanni. História da filosofia antiga. tradução de Henrique Cláudio de Lima Vaz e Marcelo Perine. v. 2. São Paulo: Loyola, 1994. p. 410.


Uma dica de filme que retrata a busca pela felicidade é o filme abaixo:

Ficha técnica
THE PURSUIT of happyness = À PROCURA da felicidade. Direção: Gabriele Muccino. Intérpretes: Will Smith; Jaden Smith; Thandie Newton; Brian Howe. Estados Unidos: Columbia Pictures Corporation / Relativity Media / Escape Artists / Overbrook Entertainment, 2006. 117 min., son., color.