quarta-feira, 31 de março de 2010

Homem X Sociedade

Hoje é comum ouvirmos algumas pessoa dizendo que os políticos não lhes interessam, pois justificam-se de tantas formas que algumas até parecem realmente convencer; mas como é possivel observar na frase de Rousseau logo abaixo, para compreensão da nossa sociedade ou do próprio ser humano devemos nos ater à política e a moral! E eis que estamos em ano de eleição, então:

"É preciso estudar a sociedade pelos homens, e os homens pela sociedade: os que quiserem tratar separadamente da política e da moral nunca entenderão nada de nenhuma das duas"

Jean-Jacques Rousseau, Emílio ou da Educação

Para saber mais sobre Rousseau, veja no link abaixo:

www.unicamp.br/~jmarques/.../rousseau2001/acs.htm

sexta-feira, 5 de março de 2010

Onde estão as bolas de vidro ??

Qual o nosso maior tesouro, por quê muitas vezes procuramos, procuramos tão longe, pelos lugares mais variados, e não nos damos conta de que o maior tesouro de nossas vidas se encontra bem junto a nós, ou melhor, dentro de nós!!!

Baseado em um conto Indu. esta historia nos convida à refletir sobre o verdadeiro tesouro, ou melhor, ao essencial da vida!

Aonde podemos encontrar as respostas para nossas angustias, existe um mapa no qual encontraremos as verdadeiras pitas, como encontrar a nossa felicidade, nossa realização, nossa bola de vidro?

O vídeo abaixo foi apresentado na TV Escola, e você pode conferir no You tube, endereço: http://www.youtube.com/watch?v=sks27SW_VGk

terça-feira, 2 de março de 2010

Biblioteca digital: Brasialiana USP

Faleceu no último dia 28: JOSÉ MINDLIN (1914-2010)

José Mindlin constitui-se em exemplo multifacetário de brasileiro. Intelectual primoroso, preocupado não unicamente com o seu próprio aperfeiçoamento, mas também com a disseminação da cultura entre os seus concidadãos. Empresário de visão e de sucesso, obteve respeito nacional e internacional. Democrata intransigente, firme, mas sem radicalismos. Sua virtude principal, entretanto, foi cultivar a bonomia, a simplicidade e a abertura para com o próximo. Isso fez dele uma pessoa ímpar, que encantava os que dele se aproximavam.

Para a comunidade uspiana, além da valiosíssima Biblioteca Brasiliana, deixou o mandato de juntar tradição e modernidade: restaurar e guardar os livros, digitalizando-os para permitir acesso a todos. O maior monumento à sua memória será, paulatinamente, digitalizar todo o acervo bibliográfico e documental da USP, passível de sê-lo, para maximizar a pesquisa, coibir o plágio e, mesmo, para o mero deleite intelectual.

João Grandino Rodas Reitor da USP


Para acessar a biblioteca digital, que foi um projeto de Midlin para a posteridade, basta acessar:
http://www.brasiliana.usp.br/index.php